Pedido apoio para realização de contenção na avenida Dois de Julho
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu nesta terça-feira (10), em Salvador, com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e com o vice-governador e secretário estadual e Infraestrutura, Otto Alencar, com o objetivo de firmar uma parceria visando a construção do muro de contenção na avenida Dois de Julho, no centro da cidade. Através de ofícios, o prefeito Newton Lima solicitou à Codeba e do Governo do Estado o suporte técnico e financeiro para a execução da recuperação do muro de contenção, já que parte do cais da avenida Dois de Julho desmoronou no último dia 30 de junho.
Junto com o ofício, o prefeito Newton Lima apresentou fotografias do local e um laudo técnico apontando os serviços que devem ser feitos no local. Na avaliação dos técnicos, a obra é muito mais complexa, já que não se trata apenas de resolver o problema no local onde ocorreu a erosão e o desmoronamento, mas sim de todo o caís, reforçando a contenção para evitar novos desabamentos. Considerando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e a complexidade das obras, o prefeito Newton Lima resolveu solicitar o apoio da Codeba e do Governo do Estado para a realização dos serviços. E tanto a Codeba quanto o Estado garantiram que analisarão as formas de ajudar para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.
Construído há vários anos, a contenção de encostas da avenida Dois de Julho vem sofrendo desgaste ao longo do tempo e necessita de uma ampla recuperação. O local é um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhéus e fica na enseada do Pontal, próximo ao antigo Porto do Rio Cachoeira. No último dia 30 de junho a contenção de encostas desmoronou e levou parte da rua. Para evitar acidentes o espaço foi parcialmente interditado pela Prefeitura e já estão sendo adotadas medidas para resolver o problema. Para o prefeito Newton Lima, é importante que não se resolva apenas o problema da área afetada pelo desmoronamento, mas que se busque realizar um serviço mais completo em toda a avenida, evitando a ampliação do dano ou novos desabamentos nos próximos anos.